sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Questões nada inéditas no Enem 2011

Não é a primeira vez que trato deste assunto aqui. Em 2009, tivemos uma questão repetida em 2 edições da prova do Enem. Em 2010, fiz duas postagens mostrando questões também semelhantes, ou quase iguais, a outras. Portanto, não inéditas. Aliás, este ano veio de novo o "relógio" (padrão) de energia!

Se a proposta do Enem é trazer questões inéditas, vendo as provas podemos perceber que a maioria (na Física, onde posso analisar) realmente o são. Mas, uma ou outra parece que ainda passam desapercebidas. Algumas destas, porém, são tão comuns que de fato eu estranho que passem. Como moro em BH, foco a UFMG. E apenas lá é fácil arrumar questões parecidas, que dirá no resto do Brasil inteiro! Veja a questão 9 em "Associação de Resistores" na própria apostila que preparei!

Retirando as questões da prova Amarela do Enem 2011, veja abaixo esta, sobre pilhas. Já vi a mesma cobrança várias vezes! Esta é muito comum!

Agora aquela a que me referi, da UFMG, por sinal recente, de 2010. Entre outras, parecidas.

Se não são idênticas, concordam que cobram a mesmíssima coisa?

Na Hidrostática, separei uma do Enem 2011 e duas cariocas, respectivamente. Veja a seguir.

Percebem a notável e evidente semelhança?

Ainda que a minoria, penso que se deve evitar ao máximo estas questões. É certo que por mais criatividade que exista, é difícil fazer questões diferentes, depois de décadas de vestibular onde fizeram tudo enquanto é tipo de questão!

Porém, questões manjadas, como a da pilha, tendem a ser conhecidas por estudantes que frequentam boas escolas (infelizmente a minoria). E estes podem ser beneficiados pelo conhecimento prévio da questão, não por motivo de vazamentos.  Porém, porque elas fazem parte de suas apostilas e materiais didáticos.

2 comentários:

  1. pode haver repetiçao de questoes em vestibulares? pois participei de um vestibular em que uma das questoes estava repetida em diversos site? posso recorrer?

    ResponderExcluir
  2. Nada impede que questões sejam repetidas. Aliás, se você analisar os vestibulares, verá que a criatividade, mesmo, é pequena. No fundo, a maior parte das questões são reinterpretações de outras, antigas, que já caíram várias vezes. O Enem é que tem uma proposta distinta, teoricamente só com questões inéditas. Mas, mesmo ele, embora em menor escala, falha neste aspecto, às vezes.

    ResponderExcluir

Comente à vontade, concordando ou discordando, mas com um único critério: use o bom senso! O blog é moderado.