quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Questões não inéditas no ENEM

Teoricamente, o ENEM deveria trazer apenas questões inéditas. O que, convenhamos, é uma tarefa extremamente difícil. Todo o conteúdo do Ensino Médio é cobrado em vestibulares há décadas, gerando milhares de provas e dezenas de milhares de questões todos os anos, duas vezes por ano! Somente um programa, o Super Professor, que já utilizei em escolas que o disponibilizavam, traz dezenas de milhares de questões separadas por assunto.

Ainda assim, é complicado entender como é que pode o próprio ENEM repetir a mesma questão em duas provas. 

Antigamente, era muito mais difícil ter acesso às provas. Hoje, com a internet, qualquer faculdade que se preze tem interesse em divulgá-las, pela rede, e todo mundo pode baixar. Assim, temos um banco de questões enorme, espalhado, fora os livros didáticos e apostilas de pré-vestibulares (outras ótimas fontes).  Além de sítios, como o meu, que trazem também questões.

Não posso deixar de admirar a imensa criatividade de professores que, com um conteúdo tão trabalhado, são capazes de inventar uma forma nunca vista de cobrar a mesma coisa de sempre. Parabéns a eles!

Mas, e só avalio a Física, há outras questões que aparecem que são claramente repetidas. Nós, dentro de sala de aula durante muitos anos, batemos o olho e identificamos na hora! Boas questões costumam nos chamar a atenção e normalmente a gente as guarda na cabeça, nem que seja meio esquecidas. E ao ver algo parecido lembramos.

Por exemplo, as duas abaixo. Uma do ENEM vazado 2009 e outra da Unesp de 1999. São iguais, fora detalhes!



Pensando bem, eu tinha a mesma questão numa apostila do Carrier, onde trabalhei por volta de 2001, e tenho certeza de que a referência que constava era UFMG. Neste caso, a questão é ainda mais antiga!



Comparou as duas? Veja agora estas 2 outras, uma do ENEM 2009 aplicado e outra da UFC 2007.



Ah, mas não são idênticas! Menos! Calma! A idéia dos resistores de valor igual em paralelo e da divisão meio a meio da corrente é a mesmíssima! Só não busquei outra idêntica, mesmo, por falta de paciência. E de necessidade, afinal, só quero ilustrar... Acho aliás dificílimo alguém inventar um circuito inédito!



O que gostaria era, justamente, de pesquisar as questões repetidas, ou muito parecidas, já aplicadas no Enem. Mas, sou só um... E tenho pouco tempo disponível para tanto.

Os usuários da rede é que são milhões! Por isto, fiz esta postagem com este objetivo: pesquisar questões do Enem que não são assim, tão inéditas... Por exemplo, a questão do super-homem, na prova de 2009 vazada, um outro professor amigo meu tem certeza de que já viu, mas ainda não achei.

Todas as questões relacionadas à Física que já caíram no Enem estão aqui: de 1998 até 2008, o velho exame ; o simulado divulgado pelo Mec ; a prova que vazou em 2009 ; e, finalmente, a prova de 2009 . Aliás, tudo corrigido e comentado.

Se alguém, por boa vontade e interesse, vendo as questões, conhecer ou lembrar de alguma que tenha sido repetida, parecida, semelhante ou claramente inspirada em outra, peço a enorme gentileza de comentar aqui, se quiser. E, abusando da boa vontade do leitor, caso possa contribuir ainda mais para esta pesquisa, escanear ou copiar onde estiver e enviar para meu email:

professorrodrigopenna@yahoo.com.br

Isto de qualquer área, e qualquer disciplina. De preferência enviando a questão do ENEM e a outra na qual foi inspirada! Agradeceria imensamente. E ainda prometo uma postagem comparando todas as que forem enviadas com as do Enem, daqui há algum tempo.

Complementando a postagem, agora em 2010, acabo de saber que uma questão de matemática foi literalmente copiada de um site, que por sinal indico: o Efeito Joule. Veja o link mostrando!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente à vontade, concordando ou discordando, mas com um único critério: use o bom senso! O blog é moderado.