quinta-feira, 20 de maio de 2010

Experiência de Millikan

A medida da carga do elétron, feita por Millikan, é um marco, tanto que ele ganhou o Nobel. E, principalmente, dá inspiração a inúmeras questões que povoam as provas de vestibular, há décadas. Ela complementa a de Thomson, descobridor do elétron.

Embora ela envolva um tratamento matemático mais complexo, no Ensino Médio podemos simplificar. Basicamente, trata-se de equilibrar forças gravitacionais, o Peso, por forças elétricas (Lei do Coulomb) em uma gota de óleo que cai sob a ação da gravidade e de um Campo Elétrico.

Millikan usou uma espécie de “borrifador de perfume” para aspergir pequenas gotas de óleo num aparato como mostrado no primeiro filme abaixo. A gota então passava por um orifício e entrava em um capacitor, placas metálicas carregadas, onde um campo elétrico acabava equilibrando algumas delas. Você poderá ler a resposta nos links, mas pense em por que a gota estaria eletrizada. O experimento era observado através de um pequeno visor.



Após ver o filme, como disse, simplificando o experimento, veja a Física cobrada de forma mais comum no vestibular.

Quais fórmulas eu usei? Heim?

Veja novamente um filme, do IFUSP, as gotinhas de verdade. Seria fácil explicar por que algumas gotas sobem, outras descem e outras permanecem em equilíbrio, não?



Pense e aprenda... Aproveite e faça exercícios sobre o tema. Ou estude mais...

Um comentário:

  1. Meus sinceros parabéns Rodrigo, ótimo blog e ótimo site. Concerteza ajuda milhares de pessoas como eu, que tem imensa dificuldade em física.
    Quem dera 1/100 dos professores do ensino médio fossem como você,
    Acabei de assistir minha última aula aqui no Intensivo Noite/SOMA . Só passando mesmo pra agradecer as ótimas aulas de física que tive.

    Abraçoss!

    ResponderExcluir

Comente à vontade, concordando ou discordando, mas com um único critério: use o bom senso! O blog é moderado.