sábado, 3 de julho de 2010

O LHC, maior máquina do mundo!

Considerada a maior máquina do mundo, o Grande Colisor de Hádrons tem nada mais, nada menos que cerca de 27 km de extensão. É o maior acelerador de partículas já construído (e o será por muitas décadas!). Com ele pretende-se desvendar alguns segredos da mais ínfima matéria e das origens do nosso Universo...

Muita pretensão, também, né!

Mas, é assim mesmo: a tecnologia avança e a Ciência evolui. O que mais temos são perguntas sem respostas. Veja um esquema da enorme máquina na Wikipedia.

O mais interessante é que, por ser um projeto multinacional, lá em Genebra há vários brasileiros pesquisando. E, mais ainda, professores de Física das escolas comuns foram levados ano passado e serão, este ano, para visitá-lo, aprender e divulgar a Ciência em nosso país!

Veja abaixo um vídeo, em inglês, interessante porque esquematiza todo o processo de aceleração das partículas para os experimentos.



E, agora, um dos vídeos de uma reportagem especial sobre esta enorme conquista da Ciência, e, por que não, também do Brasil, que colaborou e colabora no projeto!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente à vontade, concordando ou discordando, mas com um único critério: use o bom senso! O blog é moderado.