terça-feira, 6 de abril de 2010

Eletroscópio de folhas

Sempre fui encantado pelo eletroscópio de folhas! Seu funcionamento básico é simples... Trata-se de um corpo metálico, ou seja, condutor, cuja extremidade contém uma ou duas folhas, também metálicas, móveis. Ao aproximarmos um corpo eletrizado (carregado, por atrito, por exemplo) do eletroscópio, ocorre o fenômeno da indução: no condutor, há os famosos “elétrons livres”, que são atraídos ou repelidos (depende do sinal) pela carga do corpo. Desta forma, surge um excesso de cargas nas folhas, na outra extremidade, longe do corpo. Como cargas iguais se repelem, a folha (ou as folhas) se abre (abrem). Exercícios sobre o tema?

Veja um abaixo. Interessante que no vídeo, em inglês, o narrador cita e a imagem mostra uma série triboelétrica, que faço questão de não explicar. Siga o link, ou pesquise, e veja do que se trata. Saiba que já caiu em muitos problemas de vestibular.



Durante o vídeo, creio que você notou a eletrização por indução e a mais óbvia, por contato. Interessante nestes modelos é ter uma noção da quantidade de carga, pois há uma espécie de escala. Eis um outro modelo, para variar.



Aproveitei esta postagem para lincar o sítio e-física, da USP, que traz muito material interessante, também.

3 comentários:

  1. como faço para fazer um em casa e apresentar em sala de aula?e preciso saber se necessito de carga de 300 ou 400 watz?

    ResponderExcluir
  2. mande a resposta para raquel_pauli@yahoo.com
    do comentario anterior feito por mim

    ResponderExcluir
  3. Bem, 'Watz' não é a unidade de carga elétrica. No S.I., a carga é dada em Coulomb, em homenagem ao grande cientista. Quanto ao valor, 300 ou 400 C seria uma enormidade! E, para que um eletroscópio mostre bem um corpo carregado, sem dúvida o que irá influir mais não é o valor da carga, mas a qualidade de fabricação! Por fim, não é difícil encontrar roteiros explicando como construí-los: aqui http://migre.me/29Yrb e aqui http://migre.me/29Ysy , por exemplo. Porém, os melhores que já vi são os industrializados, comprados prontos, muito mais sensíveis, sem comparação! Finalmente, quando se faz uma solicitação, é sempre de bom tom acrescentar um "por favor" e, quem sabe, um "obrigado" no final.

    ResponderExcluir

Comente à vontade, concordando ou discordando, mas com um único critério: use o bom senso! O blog é moderado.