terça-feira, 20 de abril de 2010

Imagem Real

Um brinquedinho que costuma deixar os alunos boquiabertos chama-se Mirage 3D. Realmente é muito bacana! Vi pela primeira vez nas mãos da grande Beatriz Alvarenga, famosa pela sua mala de coisas interessantes. E por ter escrito um dos melhores livros didáticos de Física do mundo!

Acabei tendo de comprar um, também! E, não foi inveja. Trata-se de um excepcional recurso didático. Basicamente, são dois espelhos de qualidade boa, estufados para dentro, ou seja, côncavos. Eles se fecham formando algo como um casulo óptico. Lá dentro, coloca-se um objeto, que tem que ser pequeno. Vem de brinde um porquinho cor de rosa, que quase todos usam porque não arranha os espelhos. Estes foram calculados com seus pontos principais se ajustando de forma estratégica. O efeito da imagem real é impressionante! Veja você mesmo. Aproveite as explicações do Mago!



Cabe a você ter clareza sobre a formação de imagens pelos espelhos esféricos. Só assim entenderá o que viu. Se alguns exercícios ajudarem, segue o link.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente à vontade, concordando ou discordando, mas com um único critério: use o bom senso! O blog é moderado.