Embora já fosse esperado por quem acompanha de perto o vestibular da UFMG (veja notícia divulgada em Janeiro, durante a 2ª etapa do vestibular 2010), a adesão da UFMG ao ENEM pegou muita gente de surpresa. Vejo colegas meio espantados, alunos preocupados e alguns até desesperados! Embora veja também outros que não estão nem aí! Aliás, talvez nem queiram entrar na UFMG! O que, por sinal, é um direito democrático de todos!
Fato é que a simpatia à ideia já vinha há tempos dentro e fora da universidade. Portanto, após o desastre do vazamento em 2009, o fim do vestibular 2010 para o qual não havia tempo hábil e o aprofundamento das discussões, é um desdobramento natural. Veja o mapa oficial de adesão ao ENEM em Minas:
UFMG, UFLA, UFV, UFOP, UFVJM, IFMG,... Fora as inúmeras particulares que também já aceitam a nota desta avaliação nacional! O que falta aderir? O CEFET/MG, talvez, onde eu leciono... Que ficou sendo a esmagadora minoria.
Desnecessário repetir os avanços e vantagens do ENEM: só uma seleção, não mais inúmeros vestibulares, como tantos alunos faziam; democratização do processo, visto que alunos carentes não tinham como fazer várias provas em várias cidades; unificação dos programas, não aquele amontoado de penduricalhos, pois cada universidade escolhia o que iria cair na prova, sobrecarregando alunos e professores; mudança profunda na forma de trabalhar em todo o Ensino Médio e, na verdade, em todos os níveis de Ensino. Afinal, focar Habilidades e Competências descritas na Matriz é (ou deveria ser) completamente diferente do que fazemos hoje, em sala de aula.
Como a UFMG ainda manteve a 2ª Etapa, apenas para 2011, diga-se de passagem, há espaço para o conteúdo tradicional. Mas, lembremos: para chegar à 2ª será preciso antes passar pela 1ª etapa, no caso, o ENEM. Portanto, uma conseqüência esperada é o aumento da concorrência.
Sim, porque pela qualidade que tem, muitos alunos que não concorriam aqui, na UFMG, agora poderão concorrer facilmente. E o nº de inscritos no ENEM só faz aumentar! Além de se esperar muita dedicação de quem almeja o PROUNI ou o FIES. Sem contar os excelentes estudantes espalhados por todo o Brasil, em todos os tipos de escolas! Lembrando também: o bônus de 10% para estudantes de escola pública e + 5% para negros foi mantido sobre a nota do ENEM.
Nota-se que ficou mais fácil entrar na Universidade Pública para quem vem da escola pública. A maioria. E, ao contrário, mais difícil para quem vem da escola particular. Antes a distribuição era completamente desproporcional, principalmente nos cursos mais concorridos, como é o caso emblemático da Medicina.
A proposta do ENEM vem de encontro a uma profunda e necessária mudança que a Educação brasileira precisa há décadas! Particularmente, o Ensino Médio é uma etapa anacrônica e contraproducente! Um amontoado de conteúdos gigantescos, um decoreba sem fim, rodapés de página aos montes nos vestibulares como se isto significasse algum tipo de conhecimento! Qual conhecimento, se 6 meses depois de passar no vestibular até os melhores alunos já esqueceram grande parte do que viram na escola? Isto é aprender? Da proposta enviada para discussão, pincei a seguinte frase: “Trata-se não apenas de agregar funcionalidade a um exame que já se consolidou no País, mas da oportunidade histórica para exercer um protagonismo na busca pela re-significação do ensino médio.” Basicamente, é isto: precisamos de um Ensino que realmente tenha algum significado, e que sirva para a vida do aluno, enquanto pessoa. Não um cujo objetivo único seja passar em uma prova, o Vestibular, no caso!
Não acho que mudança seja simples nem óbvia. Grande parte das escolas e de nós, professores, sequer está preparada para isto. Mudanças, às vezes, são muito traumáticas. Mas, uma coisa, para mim, é bem clara: apostar no tradicionalismo, a esta altura do campeonato, no mínimo é muita falta de critério. Uma Física baseada em fórmula e conta para o ENEM é como estudar Inglês para uma prova de Espanhol!
Compare as duas questões abaixo, sobre rigorosamente o mesmo assunto, Gravitação, uma do ENEM 2009 e outra da própria UFMG, de 2007. Peço desculpas pela figura ruim.
Fato é que a simpatia à ideia já vinha há tempos dentro e fora da universidade. Portanto, após o desastre do vazamento em 2009, o fim do vestibular 2010 para o qual não havia tempo hábil e o aprofundamento das discussões, é um desdobramento natural. Veja o mapa oficial de adesão ao ENEM em Minas:
UFMG, UFLA, UFV, UFOP, UFVJM, IFMG,... Fora as inúmeras particulares que também já aceitam a nota desta avaliação nacional! O que falta aderir? O CEFET/MG, talvez, onde eu leciono... Que ficou sendo a esmagadora minoria.
Desnecessário repetir os avanços e vantagens do ENEM: só uma seleção, não mais inúmeros vestibulares, como tantos alunos faziam; democratização do processo, visto que alunos carentes não tinham como fazer várias provas em várias cidades; unificação dos programas, não aquele amontoado de penduricalhos, pois cada universidade escolhia o que iria cair na prova, sobrecarregando alunos e professores; mudança profunda na forma de trabalhar em todo o Ensino Médio e, na verdade, em todos os níveis de Ensino. Afinal, focar Habilidades e Competências descritas na Matriz é (ou deveria ser) completamente diferente do que fazemos hoje, em sala de aula.
Como a UFMG ainda manteve a 2ª Etapa, apenas para 2011, diga-se de passagem, há espaço para o conteúdo tradicional. Mas, lembremos: para chegar à 2ª será preciso antes passar pela 1ª etapa, no caso, o ENEM. Portanto, uma conseqüência esperada é o aumento da concorrência.
Sim, porque pela qualidade que tem, muitos alunos que não concorriam aqui, na UFMG, agora poderão concorrer facilmente. E o nº de inscritos no ENEM só faz aumentar! Além de se esperar muita dedicação de quem almeja o PROUNI ou o FIES. Sem contar os excelentes estudantes espalhados por todo o Brasil, em todos os tipos de escolas! Lembrando também: o bônus de 10% para estudantes de escola pública e + 5% para negros foi mantido sobre a nota do ENEM.
Nota-se que ficou mais fácil entrar na Universidade Pública para quem vem da escola pública. A maioria. E, ao contrário, mais difícil para quem vem da escola particular. Antes a distribuição era completamente desproporcional, principalmente nos cursos mais concorridos, como é o caso emblemático da Medicina.
A proposta do ENEM vem de encontro a uma profunda e necessária mudança que a Educação brasileira precisa há décadas! Particularmente, o Ensino Médio é uma etapa anacrônica e contraproducente! Um amontoado de conteúdos gigantescos, um decoreba sem fim, rodapés de página aos montes nos vestibulares como se isto significasse algum tipo de conhecimento! Qual conhecimento, se 6 meses depois de passar no vestibular até os melhores alunos já esqueceram grande parte do que viram na escola? Isto é aprender? Da proposta enviada para discussão, pincei a seguinte frase: “Trata-se não apenas de agregar funcionalidade a um exame que já se consolidou no País, mas da oportunidade histórica para exercer um protagonismo na busca pela re-significação do ensino médio.” Basicamente, é isto: precisamos de um Ensino que realmente tenha algum significado, e que sirva para a vida do aluno, enquanto pessoa. Não um cujo objetivo único seja passar em uma prova, o Vestibular, no caso!
Não acho que mudança seja simples nem óbvia. Grande parte das escolas e de nós, professores, sequer está preparada para isto. Mudanças, às vezes, são muito traumáticas. Mas, uma coisa, para mim, é bem clara: apostar no tradicionalismo, a esta altura do campeonato, no mínimo é muita falta de critério. Uma Física baseada em fórmula e conta para o ENEM é como estudar Inglês para uma prova de Espanhol!
Compare as duas questões abaixo, sobre rigorosamente o mesmo assunto, Gravitação, uma do ENEM 2009 e outra da própria UFMG, de 2007. Peço desculpas pela figura ruim.
Quem não percebe uma enorme diferença no enfoque, no estilo de cobrança?
O que acho até engraçado no comentário não só de alguns alunos, mas de várias pessoas comuns, é dizer que a prova do ENEM é fácil! Ora, então porque não tiram sempre notas excelentes? Não é uma enorme contradição? Seria melhor lerem com mais atenção a proposta do exame, antes de sair por aí falando bobagens! “Um cuidado especial deverá ser tomado quanto à complexidade dos itens que comporão os testes. Tendo por base a finalidade de seleção que o Enem assumirá e uma expectativa de candidatos extremamente preparados, é fundamental que o delineamento dos testes comporte um número razoável de itens de alta complexidade, capaz de discriminar alunos de altíssima proficiência daqueles de alta proficiência. Isso significa que os testes devem ser muito informativos também para a faixa superior da escala.” Entre os mais de 4 milhões de inscritos ano passado, que eu saiba, ninguém tirou total na prova...
Há muitos anos, desde que começou, em 1998, gosto do ENEM e concordo em linhas gerais com a proposta. Trabalho com Educação há um bom tempo para perceber que podemos – e devemos – fazer muito melhor. Veja as provas do velho ENEM que corrigi e comentei desde 98, o simulado divulgado ano passado, a prova que vazou... O livro que o MEC indica para o ENCCEJA, no qual se baseou a proposta do ENEM. A preparação deveria ser outra. E deveria ser ao longo de toda a vida escolar!
Mas, não adianta é chorar o leite derramado. O negócio, como eu sempre digo, é trabalhar mais e chorar menos! Esta é uma ótima oportunidade para fazer um trabalho que gosto, que faço há bastante tempo e, para minha alegria, com bons resultados! Sem falsa modéstia, posso dizer que já ajudei muito aluno a entrar na UFMG.
Lecionei no Pré-ENEM em dois lugares, ano passado. Neste 2010, ao que tudo indica, lecionarei de novo. Mas, aproveitando a oportunidade, com esta mudança na UFMG, este ano gostaria de fazer um trabalho de preparação diferente, que ensaio há tempos. Como muitos de nós, professores, trabalho em uma sala de pré-vestibular em grupos menores e mais focados. Quero montar um grupo de preparação para o ENEM. Já tenho os companheiros das Ciências da Natureza, Biologia e Química, e acredito piamente que faremos um excelente trabalho.
Como a prova do ENEM é completamente imprevisível, trazendo todo ano questões inéditas e muito interessantes, não adianta querer seguir um conteúdo tradicional, um livro ou uma apostila como as que já estão aí. A proposta é bem outra: focar as Habilidades da Matriz e construir o conhecimento, sempre enquadrado no conteúdo, sim! Mas com outras abordagens, contextualizando, como a prova inteira é. Buscar a Física no dia a dia, nos jornais, revistas, internet e produtos tecnológicos. E aplicar o conhecimento a situações reais, e palpáveis! Nada de “bloquinho de massa m”, que isto aí já era!
Aos alunos que se interessarem em participar de uma preparação de longo prazo focada no ENEM, entrem em contato ( professorrodrigopenna@yahoo.com.br ). Pois, como o tempo urge, pretendo começar esta turma o mais rapidamente possível.
Olá Rodrigo!
ResponderExcluirParabéns pelo seu artigo sobre a utilização do Enem pela Ufmg.
Claro e objetivo.
Abração,
Chico.
Grande Rodrigo !
ResponderExcluirAlém do avanço no ensino brasileiro que o ENEM irá proporcionar, as aulas ministradas com enfoque nesse exame começam a seguir uma nova linha, uma nova estrutura, com situações mais próximas da realidade, como você mesmo disse, palpáveis. Estudar situações reais e que fazem parte do cotidiano do aluno, além de despertar um maior interesse demonstra um avanço no método de ensino.
Em relação aos alunos que estão participando dessa "histeria coletiva" que a adesão da UFMG ao ENEM está proporcionando, se tem uma coisa que aprendi assistindo suas aulas é, o bom aluno continua sendo um bom aluno, em qualquer situação, portanto, quem está se esforçando para se destacar nesse próximo vestibular, vai conseguir, com ou sem ENEM.
Ótimo artigo !
Grande abraço,
Yago Blanc.
Professor gostaria de parabeniza-lo por essa iniciativa com parceria da UFMG. Otimo trabalho para area de Ensino de Ciencias. Enem hoje traz a questão da interdisciplinaridade,Revoluções Cientificas, abordagem em temas(P.freire), Situações de estudo e etc. Tais teorias discutidas por diversos autores mostram como o professor pode oferecer um ensino diferenciado do propeudeutico.
ResponderExcluirparabéns..
como faço para fazer minha icriçao la na fmg para eu comerça a falcudade em março ou depois
ResponderExcluircomo faço para fazer minha iscriçao para entra na ufmg
ResponderExcluirPatricia, inscrição, como você diz, dá a entender que você passou. Parabéns! As informções estão no manual e na internet, na página da UFMG.
ResponderExcluirRodrigo
Rodrigo, eu preciso tirar quanto, na prova do enem, para ser aprovada na primeira etapa em DIREITO, na UFMG?
ResponderExcluirObrigada! Mariana
De fato, não sei... Ainda não analisei a lista de máximos e mínimos do ano passado, depois da adoção. Se estiver disponível, o jeito vai ser consultar lá.
ResponderExcluiradorei o seu blog, parabens. é como um professor assim é que se constroi cidadãos conscientes e com grande sabedoria...
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