terça-feira, 27 de outubro de 2009

ENEM: o cheiro da mutreta no ar

Passado quase um mês do vazamento do ENEM, curiosamente o assunto quase não aparece mais na mídia. Esta, sempre tão preocupada e zelosa com o país, a divulgar os milhões de prejuízo com o incidente, parece que subitamente se esqueceu do fato.

Já identificados alguns autores do crime, chegaram a dar até entrevistas. Uma, em particular, em que o indivíduo afirma que vazou o ENEM apenas para denunciar a fragilidade da segurança, de boa fé! Ou seja, o cidadão tem a cara de pau de vir a público chamar-nos a todos de completos idiotas! Veja você mesmo!

Desde o primeiro momento, não só eu, mas meio mundo que pensa, neste país, achamos estranhíssima a forma como se deu tal vazamento! Afinal, vazar, de graça, para jornais não condiz com o histórico de vazamentos de provas vários. Estes, sempre, para auferir lucros e/ou beneficiar pessoas.

Agora, vemos mais coincidências, no mínimo, dignas de nota. Não na grande mídia, cuja idoneidade está, para mim, completamente desmoralizada. Aliás, recomendo: caso queira se informar, utilize a rede mundial de computadores. Escolha os sites e blogs que você considera confiáveis, assine os RSS e tenha uma cobertura de notícias, sobre todos os temas e assuntos, muito superior à da tv, por exemplo.

Veja que curioso: a mesma gráfica de onde as provas do ENEM vazaram presta serviços ao governo de São Paulo, sabidamente de oposição. Ou melhor, o principal candidato da oposição. Aliás, muito serviço, a julgar pelos valores contratados! São Paulo, diga-se de passagem, cujo Secretário da Educação também representa interesses das editoras! Das quais a secretaria que ele chefia compra material! Não é estranho? Como achei muito curiosa sua declaração lincada de cobrar mensalidade nas Universidades Públicas!

Mais estranho ainda é encontrar o mesmo material jogado fora, no lixo... Deve ser barato gastar dinheiro público, não é mesmo!


Estas estranhas relações de interesses nem sempre confessáveis, muito menos divulgados pela mídia, já produziram pérolas para o patrimônio educacional brasileiro, como os dois Paraguais e os chamados livros pornodidáticos entre outros.

Talvez isto explique o pífio desempenho de São Paulo, o estado mais rico do país, nas avaliações a que seu sistema de ensino se submete. E, claro, o protesto dos professores!

Espero que a Polícia Federal não se contente com as investigações já feitas sobre o crime do ENEM. Afinal, quebrar os sigilos telefônicos, bancário e fiscal de suspeitos já virou rotina... Dá para investigar muito melhor o que de fato aconteceu. E que a Justiça cobre os prejuízos de todos os criminosos! Nós, brasileiros, merecemos saber. Ainda mais os professores e estudantes, suas famílias inclusive, os mais afetados e prejudicados neste caso.

A menos que alguém me convença com argumentos plausíveis, o Novo ENEM é um enorme avanço! O principal do Ensino Médio nos últimos anos. Reduzir conteúdo inútil e anacrônico e unificar os vestibulares são passos fundamentais para que a Educação tenha melhoras significativas no país. O contrário é o que está aí, há décadas! Cada Universidade e Faculdade com seu vestibular e programas mais malucos, o aluno massacrado de conteúdo e provas ao final do 3º Ano e o aprendizado - que deveria ser o que importa - de qualidade discutível. Vide as médias nacionais no próprio ENEM, que tantos alunos dizem ser uma prova fácil...

Interesses e mais interesses...

Como seu vê nos links que postei, está tudo muito, muito mal contado!

Tomar cuidado para não vazar acidentalmente de novo!

Um comentário:

Comente à vontade, concordando ou discordando, mas com um único critério: use o bom senso! O blog é moderado.