segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Difração e Interferência

Eis um fenômeno ondulatório que acho dos mais interessantes: a Difração. É uma espécie de espalhamento que a onda sofre ao passar por um obstáculo da ordem do seu comprimento de onda “lambda” para menor. Uma das melhores maneiras de vê-lo é a fantástica cuba de ondas, brinquedinho ótimo de equipar qualquer laboratório de Física que se preze! Aproveite e veja a reflexão à direita do vídeo, também!



A difração pode ocorrer com qualquer onda. Olhe agora a luz se espalhando...



Este fenômeno explica, por exemplo, porque as rádio AM têm alcance maior que as FM. Tente escrever uma resposta para tal questionamento. Vale pedir inspiração aos exercícios resolvidos...

Quando há dois – ou mais – orifícios (obstáculos) para a onda atravessar, ela pode se sobrepor. Ou quando há duas fontes. Neste caso, ocorre a Interferência. E, quando as ondas se encontram, teremos soma – interferência construtiva – ou subtração – destrutiva – das duas.

Dois vídeos. O primeiro em preto e branco, excelente, com uma cuba ligada a um projetor que põe uma imagem real na tela, ampliada. Muito bacana mesmo!



Este segundo, uma simulação, do estilo que há aos montes no YouTube. Achei interessante, pois mostra vários tipos de onda sofrendo o mesmo fenômeno.



Por fim, várias animações em Java, do sempre recomendado sítio da UEM, mostrando os fenômenos, de várias formas. Muitas animações são interativas. Você pode alterar algum parâmetro e observar o que acontece!

1 – Difração da luz no espectro visível.
2 – Sobreposição de pulsos.
3 – Interferência em fenda dupla e com destaque para máximos e mínimos.
4 – Sobreposição interativa. Dá para explorar, por exemplo, os batimentos.

Um comentário:

  1. Difração da luz no espectro visível.
    2 – Sobreposição de pulsos.
    3 – Interferência em fenda dupla e com destaque para máximos e mínimos.
    4 – Sobreposição interativa. Dá para explorar, por exemplo, os batimentos.

    ResponderExcluir

Comente à vontade, concordando ou discordando, mas com um único critério: use o bom senso! O blog é moderado.