quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Astronomia ultra básica: curso “zero”

A cada dia que passa tenho me deparado com um maior desconhecimento completo das noções mais rasteiras de Astronomia. Aquilo que, se não me engano, minhas adoradas “titias”, a quem agradeço tanto neste Dia do Professor – parabéns a todos nós! – conseguiram me ensinar antes da 4ª Série do Ensino Fundamental. Coisas como a Terra gira em torno de si e cria o dia e a noite. A Lua gira em torno da Terra simultaneamente, causando suas famosas fases. Existem 4 estações. E por aí vai...

Quando conto a meus alunos que, em outra ocasião, há não muito tempo, um aluno me questionou “se nós morávamos dentro da Terra” eles acham que é piada! Quem me dera! Afinal, um quase adulto achar que somos como, digamos, tatus ou cupins de fato não deixa de ser surpreendente!

Pessoas sabem mais sobre Astrologia do que sobre Astronomia, atualmente, na média!

Daí, resolvi fazer esta postagem ultra básica sobre o tema, porque é apenas o conhecimento que se espera como mínimo, mínimo minimorum!

A Terra, como disse, gira em torno de si mesma, como um pião, dando uma volta completa a cada 24 horas – período – e isto causa a alternância entre os dias e as noites. Para entender melhor, ver é um bom caminho! No vídeo abaixo, que mostra o fenômeno, procure imaginar onde o Sol estaria, de acordo com a luz e a sombra. Veja que bacana metade do planeta “aceso”, as luzes das cidades, e a outra iluminada. Ao final, a mudança de ponto de vista, no vídeo.



Agora, as fases da Lua. Ela gira em torno da Terra a cada, aproximadamente, 28 dias. Observe numa folhinha – calendário – o intervalo entre cada fase! Escolhi este vídeo muito simples justamente para tentar explicar do mais básico! Note que algumas culturas destacam 8 e não 4 fases, como nós. É que eles partem cada fase ao meio! E, um macete: aqui no Brasil, hemisfério Sul, o quarto crescente mostra a Lua parecida com a letra “C”, e o minguante com a letra “D”, que lembra decrescente. Perceba a posição do Sol, da Terra e da Lua. O ângulo que o vídeo mostra como referência.



Na seqüência, uma animação com fotos da Lua, porém vistas do hemisfério Norte. Note que, agora, as fases estão ao contrário: “crescente” lembra “D”. Quebre a cabeça até entender porque, imaginando o espaço!



Por fim, a explicação das 4 estações do ano. Veja a inclinação de pouco mais de 20º do eixo de rotação da Terra em relação ao plano de sua órbita solar. E o contraste que isto causa entre a incidência de radiação solar nos hemisférios Norte e Sul durante o inverno e o verão. Aproveite e aprenda logo, de uma vez, o que são Solstícios e Equinócios! Ou, então, toda vez que vou lecionar Gravitação Universal e falo das Leis de Kepler, quando explico sobre as órbitas elípticas, periélio e afélio, o povo acha que é isto o que causa as estações!



Estudar mais, gente! Estudar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente à vontade, concordando ou discordando, mas com um único critério: use o bom senso! O blog é moderado.