sábado, 1 de agosto de 2009

Nós, os "estressados"

Todo professor sabe, e muito bem, que é responsável não só pelo ensino, propriamente. O universo de uma sala de aula é muito complexo! Além do conteúdo, de cuidarmos do Novo ENEM, da interdisciplinaridade, da contextualização, de dar bons exemplos de vida, estarmos bem humorados, sabermos ouvir os alunos, etc e tal, somos responsáveis por tudo.

Mesmo que os alunos conversem, nos desrespeitem freqüentemente, durmam durante as aulas, leiam outras coisas descaradamente, usem seus celulares, briguem em plena sala, enfim, tudo é responsabilidade nossa.

Agora, ainda temos um problema a mais: os alunos passaram a nos gravar com seus celulares. E, maldosamente, quando os problemas ocorrem, dificilmente se vê um vídeo desde o começo da história. Normalmente, vemos apenas a parte que denigre a imagem do professor. Como se fóssemos super-homens, infalíveis, o que não existe! Seres impassíveis, abnegados como Jesus! Somos apenas pessoas...

Aliás, como é bacana ser gente! E, melhor ainda, gente que pensa, e que sente!

Observe alguns exemplos de vídeos que mostram professores perdendo a cabeça. Não que eu concorde, ou estimule, qualquer atitude como a deles. Porém, os compreendo, perfeitamente...







Agora, vejamos a atitude de uma aluna que praticamente agride a professora porque ela toma seu celular. Certamente devido ao incômodo que este brinquedinho de crianças tem trazido às aulas... Como somos orientados por algumas coordenações, tomar o celular não passa também de nossa obrigação! E como é difícil compri-la!



Gostaria, e muitíssimo, que a escola instalasse câmeras em todas as salas. Não tenho nenhum problema em ser filmado ou gravado. Pois uma parte que realmente falta, até para nossa segurança e boa argumentação, é mostrar, já que palavras nem sempre adiantam, para muitos e muitos pais como é o verdadeiro comportamento de seus filhinhos idealizados quando longe de seus olhos... Basta ver os casos de brigas, depredações e brincadeiras perigosas, como a do elevador, abaixo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente à vontade, concordando ou discordando, mas com um único critério: use o bom senso! O blog é moderado.