quinta-feira, 30 de julho de 2009

Refração

Hoje resolvi dar uma geral no importante e interessante fenômeno da Refração. Trata-se da mudança na velocidade de propagação da luz - uma onda - ao passar de um material transparente para outro. Esta mudança na velocidade costuma provocar desvios na direção de propagação da luz. E, assim, efeitos visíveis. Quando a luz incide perpendicular à superfície de separação, de frente, refrata, mas não desvia. Não vou mostrar os efeitos tradicionais: o fato de a piscina parecer mais rasa - imagem se desloca para cima; um garfo semi-imerso parcer quebrado; o dioptro plano, cuja fórmula, aliás, acho até bobagem saber. Todos os efeitos são explicados pela Lei de Snell.

Gostaria, primeiro, de enfocar a reflexão total da luz. Primeiramente, com um vídeo indiano, que está na moda, bacana, mostrando como uma moeda, ou melhor, sua imagem, some, devido à reflexão total da luz. Veja.



Vídeo interessante, não? Mas, a reflexão total tem uma importantíssima aplicação na fibra óptica. Esta, fundamental para as telecomunicações e para a informática modernas. Segue outro vídeo mostrando as múltiplas reflexões totais da luz numa fibra. Note que a fibra não é de boa qualidade, porém quebra o galho para demonstrações. Pense: por que conseguimos enxergar o laser dentro dela? Resposta: seu material não é totalmente transparente. Antes, espalha um pouco da luz que o atravessa. Tanto que o alcance do laser é relativamente pequeno na fibra mostrada. Veja você mesmo...



Agora, outro vídeo mostrando o comportamento de um feixe de luz paralela atravessando um prisma. O professor é rápido na fala, mas ele cita e explica a reflexão total de um dos raios enquanto brinca com o prisma. Depois, mostra lentes convergentes e divergentes. Tudo o que eu gostaria de mostrar em aula, se a escola tivesse um banco óptico razoável!



O próximo vídeo trata da visão, com um esquema de olho e uma lente convergente fazendo o papel de cristalino. Ele mostra, respectivamente, a miopia e sua correção e depois a hipermetropia. Como o autor não permitiu incorporar o vídeo ao Blogger, você deve clicar aqui para abrir o link no YouTube.

Para quem quiser um aulão mais específico, coloco abaixo o resumão de refração que fiz em PowerPoint, disponível tanto no meu site para download quanto também no SlideShare e DivShare. Recomendo baixar e assistir, pois os compartilhadores alteram a aula. Há vários exercícios e vídeos sobre o tema no site também.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente à vontade, concordando ou discordando, mas com um único critério: use o bom senso! O blog é moderado.