domingo, 14 de junho de 2009

As cores e o espectro visível

Gosto de ver minhas filhas pintando! Fazem uma bagunça danada, sujam bastante tudo em volta, mas é uma festa! E, o que me chama a atenção: elas não têm nenhum pudor no uso das cores. Sempre todas as disponíveis, nas combinações mais inusitadas!

A luz é uma onda eletromagnética, que no vácuo – e aproximadamente no ar – propaga-se com a conhecida velocidade c que vale 300.000 km/s. Nunca é demais lembrar que a natureza da luz é a mesma das ondas de rádio, das microondas, dos raios X e da radiação gama - ver espectro. E,
cada cor é uma luz diferente.

O famoso Newton, o das Leis, que tanto aluno detesta só de ouvir falar, e que era um cara meio estranho, e brilhante, já conhecia a chamada decomposição da luz branca. Fazer passar a luz – normalmente do sol – por um prisma, triângulo de vidro, e obter do outro lado um arco-íris. Podemos obter o mesmo arco-íris numa simples mangueira de jardim! O vídeo seguinte, disponível no YouTube, mostra o prisma onde ele ficou mundialmente famoso: na capa do disco do Pink Floyd, durante o show, ao vivo em Barcelona:



A explicação é que a sensação visual que o cérebro traduz como branco é, na verdade, a mistura de todas as cores que o ser humano consegue enxergar. Veja o vídeo do “Mago da Física” sobre as cores, legal. A luz branca então vem e penetra no vidro, sofrendo a chamada Refração: a mudança de velocidade ao passar do ar para o vidro do prisma. Só que a mudança não é a mesma para todas as cores que compõem o branco!

Algumas cores
freiam mais e outras menos. Qual freia mais: vermelho ou azul? Na saída do vidro, ocorre o inverso: algumas cores aceleram mais que outras. O resultado é que todas, que vinham juntas no branco, separam-se e formam o arco-íris. Quantas cores ele tem?

Um erro comum é dizer que são sete: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta. Porém, cada cor corresponde a uma freqüência. Veja na figura: mais
morrinhos, maior freqüência. Note que freqüência do verde é maior que do vermelho. Explicações melhores, durante a solução de exercícios, veja no "Física no Vestibular".



Para a luz visível, as freqüências vão de aproximadamente 400 até a 750 THz. Como a freqüência é um número, e existem infinitos números, existem infinitas cores no arco-íris! Embora de longe as sete se destacam... De perto, percebe-se que ele é como a paleta de cores de um computador: inúmeras possibilidades!

2 comentários:

  1. Ótimo artigo Rodrigo, a partir do seu texto começei a compreender melhor desde os fenômenos físicos os quais o espectro de luzes pertence, à até mesmo os químicos ! Agora compreender os efeitos do espectro contínuo e descontínuo ficou mais fácil para mim, agora virarei um usuário assíduo do QUANTIZADO. Grande Abraço. Yago Blanc.

    ResponderExcluir
  2. Muito SHOW o estudo e a síntese!
    Angelim

    ResponderExcluir

Comente à vontade, concordando ou discordando, mas com um único critério: use o bom senso! O blog é moderado.