terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

E o futuro do Enem e do Sisu?

Acho que a melhor pista quem nos deu foi nossa presidenta, em seu primeiro pronunciamento na TV. Reproduzo abaixo. Ouça o que ela diz por volta de 3min50seg: “Enem e Sisu são instrumentos muito importantes...”




Como ao bom entendedor meia palavra basta, apesar dos problemas que de fato houve e que devem sim ser corrigidos, o sistema veio para ficar. Não é nenhuma aventura passageira! E, particularmente, considero um enorme avanço!

O vestibular tradicional, alvo de tantas críticas, sempre foi excludente. Seu programa anacrônico (veja na pág. 45, por exemplo) molda o Ensino Médio para formação de cientistas, não de cidadãos! E, pior, esse nunca foi o objetivo da escola, tanto que ela jamais conseguiu! Costumo dizer que se todo aluno soubesse tudo o que consta no programa ao sair da escola o Brasil teria o maior corpo científico do mundo! Mas, sabemos que não é bem assim, !

A Matriz de Habilidades do Novo Enem (Inep / Mec, 2009) é muito mais adequada ao século XXI, em que vivemos! E foca algo muito mais relevante que um simples concurso: a vida, a cidadania!

Espero que o Sisu emcampe novas instituições, agora em 2012. Particularmente, como sou de BH, a UFMG. Entendo a dificuldade de se mudar um exame tradicional e, reconhecendo, dentro da tradicionalidade, bem sucedido, como o dela. Porém, usar o Enem como 1ª etapa mantendo a 2ª etapa tradicional, apesar de sinalizar a mudança gradual e responsável, dificulta. Afinal, são dois estilos antagônicos de trabalho no dia a dia de sala de aula. Não há como o professor ministrar o Ensino Propedêutico, tradicional, e ao mesmo tempo trabalhar as possibilidades muito mais interessantes com que o Enem acena.

Mas, como a adoção sabiamente não foi obrigatória, o que criaria inúmeras contestações e dificuldades a mais, temos que aguardar. Porém, para mim está mais do que claro que a tendência é a adoção do Enem e do Sisu por todas as Universidades e Institutos Federais, CEFETs, etc, além das particulares, que não vão querer perder o bonde!

E quem sai ganhando é a Educação e toda a sociedade brasileira, que, por sinal, ainda estuda em sua esmagadora maioria na escola pública até o Ensino Médio, segundo dados oficiais. Algo como 88,5 % das matrículas está na rede pública. Logo, esta deve ser a prioridade óbvia!

2 comentários:

  1. Acho q o ENEM não exclui as pessoas... e como você falou, é uma prova q forma cidadãos, etc...
    Mas não entendo o porque de tantos textos! Lá pra vigésima questão eu já não estou raciocinando o que estou lendo! :S Acho q pro ENEM compensa mais ler muitos livros, jornais, revistas, do que fazer um cursinho! hehehehe!

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  2. Olá Rodrigo Penna,
    Assino em baixo. Ainda que ache a tal da TRI contribui para que o ENEM seja muito cansativo.

    abs

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