domingo, 21 de março de 2010

Experiência de Torricelli

Sempre quis mostrar aos alunos, em sala mesmo, a famosa experiência de Torricelli. Citada em sala e nos livros didáticos, ela é um marco histórico da comprovação da chamada Pressão Atmosférica, ou seja, a pressão exercida pela camada de ar que ocupa a atmosfera do nosso planeta, a Terra.

A idéia dele foi até simples. Encher uma espécie de tubo de ensaio, com 1 m de comprimento, de Mercúrio. Por sinal, um metal líquido bem bonito de se ver! Por que Mercúrio? Bem, sua densidade é de 13,6 g/cm3, bem maior que a da água (que vale 1,0). Portanto, quem segura um tubo cheio, como o mostrado no experimento a seguir, sente seu peso. Ao emborcar (virar de boca para baixo) o tubo cheio em um recipiente já com Mercúrio (Hg) também, a expectativa era que algo tão pesado escoasse tudo.



Como você viu, escoa apenas uma parte. Na parte superior do tubo, de onde o Hg desceu, fica um vazio: vácuo. A explicação do fenômeno é que o ar, do lado de fora, sobre o recipiente, exerce pressão. Esta é a pressão atmosférica. Na experiência de Torricelli o desnível medido foi de 76 cm, e se você observou bem o filme, neste foi cerca de 74,5 cm. Um bom exercício, aliás bastante cobrado no Vestibular e no ENEM, é você explicar esta diferença.

Assim, a camada de ar, de dezenas de kilômetros de altitude, exerce a mesma pressão que uma coluna de 76 (na experiência do filme, 74,5) cm de Hg.

Eu mesmo havia feito outra postagem sobre este tema, mas não tinha este filme. Nem o que vai em seguida, outro para você explicar...



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente à vontade, concordando ou discordando, mas com um único critério: use o bom senso! O blog é moderado.