terça-feira, 17 de novembro de 2009

Densidade: por que bóia ou afunda?

Fazendo uma questão em aula, no curso preparatório do CEFET/COLTEC, lembrei-me de uma experiência simples e impactante para ser feita em sala. Trata-se da bolinha de naftalina com sal de frutas, jogados na água. Procurei e não é que estava lá, no bom e velho genial YouTube! No caso da bolinha de naftalina, a reação química do sal de frutas produz bolhas de gás, que grudam nela. Com isto, o sistema praticamente não ganha massa, porém aumenta de volume. E sua densidade diminui: d = m / V. Então, o que antes afundava, agora flutua!

Só que, ao chegar à superfície, o gás escapa e a bolinha afunda outra vez! Veja no vídeo. A parte da naftalina está no final. Antes, discute-se a densidade e até a tensão superficial, com uma tampa de garrafa.

Não foi para discutir agora, mas também não custa lembrar que se algo bóia é mais denso que o fluido e, se afunda, menos denso. A força que traz de volta e sustenta algo boiando na superfície chama-se Empuxo.



2 comentários:

  1. Adorei o vídeo e o comentário, mas o que ocorre para o volume aumentar? D:

    ResponderExcluir
  2. A bolinha 'ganha' bolhas de gás, aderidas, que passam a fazer parte de seu volume total. Observe o vídeo com atenção...

    ResponderExcluir

Comente à vontade, concordando ou discordando, mas com um único critério: use o bom senso! O blog é moderado.