quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Colisões

Os dois tipos de colisões mais cobrados no vestibular são as totalmente elástica e inelástica. Nas primeiras, além da quantidade de movimento Qmomentum linear – a energia cinética (Mecânica) também se conserva. Nas segundas, os dois corpos permanecem juntos após a colisão.

As colisões perfeitamente elásticas, cujo coeficiente de restituição é igual a 1, são teóricas. Na prática, numa trombada, parte da energia cinética de antes é usada para alguma coisa: fazer barulho, deformar os corpos. Mesmo que teóricas, são úteis por exemplo em Física de Partículas e Nuclear. No Grande Colisor de Hádrons, maior máquina do mundo que deve operar a pleno vapor em breve, esta idéia será utilizada.

Um brinquedinho comum, que inclusive já caiu várias vezes no vestibular, da UFV e da UFMG, entre tantos outros, é o ilustrado abaixo. A colisão não é perfeitamente elástica, mas é quase. E, para corpos de mesma massa, um parado e outro em movimento, eles trocam de velocidade após a trombada. Veja!



Achei esta simulação também, para o Iphone, muito bem feita. Note que como ele tem sensor de aceleração, tive a nítida impressão de que quem gravou o vídeo colocou o telefone um pouco de lado. Observe como as cordas estão meio assim, de banda! Mas, a simulação é muito bacana!



Encontrei este outro vídeo, que é uma interpretação artística do movimento. Como sou fã de arte moderna, segue também!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente à vontade, concordando ou discordando, mas com um único critério: use o bom senso! O blog é moderado.