sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Questão REPETIDA no ENEM vazado

Olhando agora com mais calma a prova vazada do ENEM 2009, encontrei uma questão repetida: trata-se da questão 25 da prova Amarela de 2008 e a questão 19 da prova de Ciências da Natureza de 2009 vazada

Veja aí abaixo.



Ela aborda uma comparação entre usinas Geotérmicas e Nucleares. Curiosamente, toquei no assunto outro dia no Twitter, ao achar uma notícia sobre energia geotérmica.

Siga os links e aproveite para se inteirar melhor sobre o assunto.

Achei a questão de nível fácil. Mas, o fato é a repetição de uma questão.

Pode ser por vários motivos: um simples equívoco, o banco de questões do INEP não ser tão grande assim ou até de propósito, para estimular o estudo de provas anteriores.

Isto acontece muito no vestibular: são milhares de provas, o programa é o mesmo há 100 anos, logo, vira e mexe, uma questão repetida aparece. Normalmente, quase igual, ou tocando no mesmíssimo ponto, ou perguntando a mesma coisa de um jeito diferente, mas, é igual...

Não acho um bom sinal no ENEM. Como a prova já tem muitos anos, é normal que um assunto se repita. Porém, o ideal são questões inéditas - veja simulados.

Um comentário:

  1. Olá Mestre Penna!
    Passando para parabenizá-lo pelo trabalho incrível que tens feito.Tenha certeza da grande valia que estás a proporcionar, a nós alunos, através de seu site e blog.
    Creio que falo por muitos companheiros em busca do saber quando lhe digo:"Obrigado"!

    Obs:notei um pequeno equívoco mestre, as questões repetidas são as de nº25 e 19, respectivamente, e não 25 e 20 como consta no blog.(Tamo de olho ein! ^^)

    Vlws,Abraço!

    ResponderExcluir

Comente à vontade, concordando ou discordando, mas com um único critério: use o bom senso! O blog é moderado.