terça-feira, 6 de outubro de 2009

O som, o eco, o sonar e a superação

Nestes dias de tantas notícias ruins para quem trabalha na Educação, com o vazamento criminoso do ENEM, que prejudicou milhões de famílias, resolvi fazer uma postagem mais positiva.

Um exemplo de superação são os dois casos que ilustro abaixo! Meninos cegos, que se utilizam de um sonar como fonte de orientação e conseguem façanhas incríveis!

Fazendo uma analogia com a visão, ambos, som e luz são ondas. Uma mecânica, outra eletromagnética. Temos órgãos preparados para captar todas as duas: os ouvidos e os olhos. Ao que parece, privilegiamos a visão em detrimento da extraordinária capacidade de nossos ouvidos!

Pensemos no caso do eco. A média das pessoas é só conseguir distinguir dois sons com intervalo mínimo de tempo de 0,1 s entre eles. Como a velocidade do som no ar é de cerca de 340 m/s - varia com a temperatura e com a altitude - , neste intervalo o som percorre 34 m, ou 17 m entre a ida e a volta no eco – reflexão.

Estes humanos especiais conseguem ouvir dois sons a intervalos de tempos muito menores que isto, e com este eco interpretado pela estupenda capacidade de processamento do cérebro, extrair informações tais como distância, formas e até textura dos objetos! Não são especiais: são seres excepcionais!

E fico pensando no preconceito e nas dificuldades que as pessoas portadoras de necessidades especiais sofrem ao longo da vida vindas de nós, os ditos normais! Como está longe da realidade a inclusão no Brasil! E como estas pessoas têm tanto a nos cobrar, e nos ensinar...

Veja o primeiro vídeo, de um garoto americano.



O segundo vídeo é de um menino ainda mais novo, de somente 7 anos. É da BBC, que disponibilizou, mas não permitiu sua incorporação. Tem só 54 s. Siga o link.

Um comentário:

Comente à vontade, concordando ou discordando, mas com um único critério: use o bom senso! O blog é moderado.