sábado, 26 de setembro de 2009

Contando as horas

Faltando apenas uma semana para prova do Novo ENEM, particularmente fico tranqüilo. Procurei fazer o melhor trabalho de preparação e Ensino de todos os alunos com os quais trabalhei. Aliás, lidar com tanta gente, para mim, é um privilégio!

Comentei tanto este Novo ENEM que acho que não vale a pena, a esta altura do campeonato, procurar mais alguma coisa a dizer. Porém, para os que se sentem bem dando alguma olhada meio de última hora, vá lá: a apostila com todas as provas corrigidas e comentadas desde 1998; a correção e análise do simulado divulgado pelo INEP em Julho/2009; a análise da nova Matriz de Habilidades de Física do ENEM; exemplos de questões por Habilidades; simulados preparados por outros cursos e outros professores dentro da nova Matriz; provas antigas do ENCEJA, que, por ser mais antigo e trabalhar com conceitos semelhantes, não deixa de ser uma boa pista do que virá; sugestão de estudos do próprio INEP, portanto, uma sugestão relevante; curso interdisciplinar de Física e Biologia.

Num blog de outro professor de Física, o Sérgio Lima, em um post inclusive com uma crítica sobre a chamada “Indústria do Vestibular”, achei um vídeo, e procurando mais, outros vários, com dicas sobre o ENEM. Sobre a prova, a TRI, até métodos para chutes – o que não confio muito – mas, que seja! Não assisti a todos, só o do blog. Aliás, quem quiser, comente, para vermos.

Há gente, neste mundo, que se tranqüiliza em ouvir estas coisas... De fato, o que eu acredito é na Formação do aluno, não agora no 3º Ano, mas ao longo de toda sua vida escolar, e sua vida fora da escola, também. Se ele foi um bom aluno, estudou bastante, leu bastante, viveu intensamente, teve acesso à cultura de todas as formas, estará sem dúvida bem preparado!

As últimas dicas, e óbvias até, são previsíveis. Calma e tranqüilidade, pois o nervosismo, comprovadamente, pode afetar seu desempenho. Cuidados físicos, já que a prova é longa, e em dois dias. Atenção à leitura das questões, que o ENEM costuma trazer as respostas no enunciado. E atenção à análise de gráficos, esquemas e tabelas, para não gerar confusão, e erros.

Confiança: creia em seu potencial! Afinal, se você mesmo não crê, quem irá acreditar em você? E no que você pode?

Desejo a todos os meus alunos em especial um bom desempenho! Fruto de trabalho duro! E que tenhamos uma prova de boa qualidade, que seja um marco de uma mudança! Mudança para muito melhor!

Um comentário:

  1. Opa Prof. Rodrigo,

    Um resumão dos 9 vídeos é:

    Regra 1 - Estude o máximo que puder e resolva muitas questões.

    Regra 2 - O que não souber, chute, pois é estatisticamente mais vantajoso chutar do que deixar em branco em concursos que não tem pena ao chute (que é o caso do ENEM).

    O cara passou em todos concurso que ele fez (e foram) muitos) então ele fala com base nas evidencias experimentais.

    Pessoalmente eu acho que temos que só incentivar os alunos a estudarem sem entrarmos na paranoia da industria do vestibular! No fundo quem tá estudando e faz a prova sem histeria com tranquilidade (e cursinhos adoram dar uma dimensão exarcerbada a prova) se dão bem.


    Eu fiz vestibular em 1989 (nossa tô velho), o primeiros discursivo aqui no Rio (UFRJ) e não tinha feito cursinho... fui lá e fiz como se fosse uma prova qualquer. Passei!

    A garota é muito "pilhada" com prova...

    Mas o maior efeito nocivo disto é a paralização da inovações da escola por conta do velho modelão de provas dosa vestibulares! Eu esperava mais inovação deste ENEM, mas ao menos em termos de "hype" tá parecendo aquele velho e carcomido unificado dos anos 70! Espero ao menos que a prova seja menos decoreba e mais compreensão e análise!

    abs

    ResponderExcluir

Comente à vontade, concordando ou discordando, mas com um único critério: use o bom senso! O blog é moderado.