segunda-feira, 10 de agosto de 2009

INSCRIÇÕES PARA A UFMG 2010

Nesta semana, exatamente no dia 12/08/2009, começam as inscrições para o vestibular da UFMG de 2010. Trata-se de uma das maiores e melhores instituições de ensino superior do país, segundo o próprio MEC. Onde eu estudei, estudo meu doutorado e cuja qualidade posso atestar pessoalmente!

Note que, entre as federais de Minas, foras os CEFETs – IFs, que também adotaram – é uma das únicas que ainda não adotou o ENEM como critério de seleção. Veja o mapa de adesão clicando aqui. Por outro lado, é um vestibular de excelente qualidade, que segue um programa bem conhecido, mais enxuto na 1ª etapa. Falo da Física. No caso desta, nunca é demais lembrar que o estilo “fórmula-conta-decorebajá era, há muito tempo! Aliás, leia o programa!

Tenho várias provas corrigidas e comentadas no meu site. Além disto, uma apostila para treinar para a 1ª etapa. E, para quem quiser, o que recomendo, se adiantar e treinar desde já para a 2ª etapa também, há outra apostila específica.

No vestibular passado foi introduzida a política de bônus sociorraciais. 10% a mais para oriundos da escola pública e mais 5% para negros. Veja os critérios no edital. Os bônus, que a meu ver são mais do que justos, alteraram o equilíbrio de forças entre as redes pública e particular no concurso. Em alguns cursos mais, em outros menos. Na opinião do pró-reitor de graduação, o resultado dos bônus é “auspicioso”! De qualquer forma, quem quiser um prognóstico sobre sua eventual aprovação, pode dar uma olhada nas estatísticas, candidatos por vaga, máximos e mínimos dos anos anteriores. O site da COPEVE-UFMG trás várias informações.

O valor da inscrição é de R$130,00 e esta pode ser feita até dia 08/09/2009. São 6.600 vagas em 75 cursos, alguns novos! As inscrições são exclusivamente pela internet no site www.ufmg.br/vestibular2010. A 1ª etapa em 29/11, um pouco antes do que costumava ser, e a 2ª de 4 a 11/01/2010.

Prepare-se bem, estude bastante e consiga uma vaga, como disse, numa das melhores universidades do país!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente à vontade, concordando ou discordando, mas com um único critério: use o bom senso! O blog é moderado.