sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Bom teste para o ENEM

Veja uma manchete lida pela famosa jornalista Fátima Bernardes no também famoso Jornal Nacional anteontem, dia 05/08/2009. A notícia foi dada assim, como quem não quer nada, sequer acompanhada de uma reportagem completa. Não achei o vídeo com ela falando porque, como disse, foi só uma manchete sem reportagem grande acompanhando e não sou assinante da Globo. Com login, estava disponível a edição na íntegra.

O Ministério da Saúde divulgou, nesta quarta, novos números da gripe suína no país. Até o último sábado, quase 3 mil casos. Mais de 70% com sintomas leves. Dos outros, que tiveram sintomas de síndrome respiratória aguda grave, 11,4% morreram, 96 pessoas.

Achou algo estranho? Não?

Vou lhe dar então outra notícia fictícia. “É grande a mobilidade social no Brasil. De cada 1.000 favelados nascidos, 100 conseguem atingir a classe média na idade adulta. Destes, 10 conseguem acumular patrimônio de mais de R$1.000.000,00. Portanto, 10%.”

Em sua opinião, o que seria mais sensato e razoável: dizer que 10 em cada 1.000 favelados, por alguma espécie de graça divina, talvez, conseguem um milhão, ou seja, 1%, quase nada, ou dizer que entre os 100 que já viraram classe média 10 conseguem, dando os 10% citados? Sem contar que a suposta reportagem não diz como a pessoa amealhou patrimônio. Logo, pode ser, inclusive, ilicitamente, o que, a princípio, nem seria uma coisa assim, boa. E também não citei ilicitude por causa do favelado, absolutamente! Gente muito rica costuma ser muito mais bandida que gente pobre, vide o já condenado em primeira instância banqueiro Daniel Dantas. Ou outro banqueiro, Edemar Cid Ferreira.

O mesmo vale para a manchete que citei no início! Qual a vantagem para um veículo de comunicação de massa como o JN citar “11,4%” de mortalidade? Ora bolas... Clique neste link e veja a nota divulgada pelo Ministério da Saúde! Veja a tabela abaixo:


Dividir 96 por 844 (leia a nota) é completamente diferente de dividir, por exemplo, 96 por 17.277, o total de casos com sintoma de gripe, qualquer tipo de gripe, informado na nota. O que também seria outro erro!

Tudo na vida envolve interesses. Todas as pessoas têm opiniões próprias, inclusive nós, professores. Divulgar uma notícia como o JN fez só provoca mais pânico e ajuda a sobrecarregar ainda mais o já problemático SUS. Se tivessem divulgado, como está na nota, “mortalidade do H1N1 é de 0,05 para cada 100.000 habitantes, abaixo da média da maioria dos países da tabela”, talvez contribuísse muito mais para esclarecer e tranqüilizar a população. Veja o que diz a nota: “o cálculo da taxa de letalidade em relação ao total de casos de influenza não é mais utilizado como parâmetro para monitorar o comportamento da doença, uma vez que os casos leves não são mais notificados, exceto em surtos, segundo recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS)”.

Houve manchetes com problemas na saúde nas edições de 4 a 6/10/2009 (olhei só estas!): “Remédios do SUS viram mercadoria em feira livre no Ceará”, “Falta da vacina tetravalente ameaça imunização de crianças”, “Pesquisa mostra que faltam médicos especialistas em hospitais”. Num mundo deste tamanho, tanta coisa boa para falar, algo me diz que não foi à toa que o jornal escolheu estas notícias!

Agora em BH estamos com as aulas suspensas. Mas, nos municípios em que as aulas não foram suspensas, o próprio Ministro da Saúde não recomenda que pessoas sem qualquer sintoma de gripe deixem de ir às aulas. Portanto, adiar as aulas foi uma opção, também, mas não a única. Eu, particularmente, gostaria de estar lecionando pelo menos para o 3º Ano e Pré-vestibular, posto que vestibulares e ENEM não foram adiados. Mas, segundo consta, aqui em Minas, as próprias escolas que não aderissem ao adiamento foram explicitamente ameaçadas de responsabilização e processos pela Secretaria de Educação. Logo, quase todo mundo parou...

E o que isto tem a ver com o ENEM? Tudo! Desde a primeira manchete, um aluno que sacou logo algo estranho no JN teve a manha! Pensou! E outro, que se deixou ir, levado pela multidão e achou que não tinha nada de anormal, este está mal preparado: não pensa, aceita tudo o que vem pronto! Havia uma montagem lincada aqui, do Cão Chupando Manga! Com ótimos comentários... Mas, tiraram do ar hoje (08/08/09). Deixo o link, quem sabe volta... Na tabela abaixo, cuja qualidade está ruim e por isto recomendei ler o comunicado oficial do Ministério, vê-se algo que os jornais se esquecem de dizer: os casos de gripe em geral foram mais de 17.000. Já de gripe A quase 3.000. Logo, a gripe comum, que também mata, e mais que a gripe A no Brasil, em termos de saúde, é obviamente mais preocupante. E, os fatores de risco, como gravidez, são comuns às duas gripes. Logo, dizer que gripe mata grávidas é redundância. Pois, já matava, antes! E os jornais nunca estiveram nem aí! Jamais vi qualquer campanha da imprensa de esclarecimentos sobre isto. Por uma única razão: a imprensa jamais quis esclarecer nada a este respeito!


Um aluno que não saiba interpretar gráficos, tabelas, dados, não está preparado para provas em geral, muito menos para o ENEM. Observe todas as questões relacionadas à Física, corrigidas e comentadas, desde o lançamento em 1998. Gráficos e tabelas relacionados à textos são componente primordial das provas!

Como disse na correção que fiz do simulado do INEP-MEC, o segredo do ENEM é pensar. Não importa que meu aluno ou outros professores discordem de mim. Acho até bom! Escrevi na inicial do blog: “uma noite sem polêmica é uma noite perdida!” Indico vários outros sites e blogs de gente que pensa muito diferente! Mas, se meu aluno não pensa, aí sim, sinto que não cumpri minha missão como EDUCADOR!

Para terminar, gostava mais da Fátima Bernardesou da sósia dela, polêmicas à partenestas fotos (observação: conteúdo impróprio para menores). Agora, nem para isto...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente à vontade, concordando ou discordando, mas com um único critério: use o bom senso! O blog é moderado.