quinta-feira, 11 de junho de 2009

Pontapé inicial

Vendo tantos blogs tão bacanas por aí a primeira dúvida que me ocorreu foi como começar. Afinal, para os blogueiros bem estabelecidos, com uma linha de ação definida, é bem mais simples. Têm alguns temas, versam sobre eles. E muitos, muitos mesmo, com extrema maestria! Dá gosto ler! E aí? E eu? Como é que entro nesta estória?
Afinal de contas, quem escreve quer ser lido! E, portanto, a primeira condição é escrever bem. Escrever o quê? Sobre o quê? Se já tenho um site sobre um tema muito específico, Física para o Ensino Médio, Pré-Vestibular e Engenharia Nuclear, pareceria simples. Toca o barco e segue firme! Contudo, é justamente isto o que eu não queria... Limitar o blog logo no começo. Sendo que há inúmeros assuntos interessantes, sobre os quais eu adoraria discutir, mesmo que eventualmente.
Uma das melhores coisas da vida é ter idéias diferentes. O que, por incrível que pareça, é dificílimo! Temos uma inexplicável tendência a produzir idéias e pensamentos sempre iguais, uma mesmice que incomoda. E a própria dúvida que tanto me atormentava foi o que me inspirou: ora, o primeiro passo é simples! Basta escrever! Este é o começo!
Depois vêm os ajustes e polimentos. A refinada e o arremate. Mas, começar é o principal. Engatinhando em HTML, cheio de pequenos problemas de layout e formatação, ainda assim, é um começo, uai! Meu site também começou assim: com um simples grupo no Yahoo, restrito a meus alunos, em 2005. E, embora continue bem feiinho e nada amigável, já tem alguns milhares de page views por mês. Nada, nada, bem melhor que muitos...
Como o tempo é apertado, sei também que não vou ficar enchendo o blog de posts sem parar. Mas, o essencial não vai passar desapercebido. O fato é que, além de carro e futebol, brasileiro adora a rede mundial de computadores! Sempre tem um tempo para navegar. E olha que acesso à internet ainda é luxo! Está longe, muito longe até de ser para todo mundo...
E, se hoje as possibilidades da Educação na rede são imensas, faço idéia de como serão em 10 anos! Não posso ficar para traz nestas mudanças! Lembro-me perfeitamente do primeiro computador que vi: chamava-se NEZ-8000, trabalhava com “Basic”, nos idos dos 80. Ligava na tv! Antes disto, o primeiro videogame: telejogo! Jogava “Paredão” e “Tênis”. Mudou demais!
Admiro o dinamismo e a democracia dos blogs. Esta ferramenta de comunicação é interessantíssima! Não pude resistir a ter um para mim, esta é a verdade!

4 comentários:

  1. Ter idéias e pensamentos diferentes é mesmo muito difícil. Mas os caminhos podem ser diferentes. Entendendo caminho como direção, destino. Ou vereda, como dizia o velho Rosa.
    Sálvio

    ResponderExcluir
  2. ESTUDAMOS E APRENDEMOS.
    AGORA, NA CONDIÇAO DE PROFESSOR, VAMOS SEMEAR ESTE CONHECIMENTO A QUEM INTERESSAR...
    E ISTO VOCE O FAZ MUITO BEM...
    PARABENS PELA SUA INICIATIVA...
    ODILON.

    ResponderExcluir
  3. Adorei.. e admiro mto seu empenho.
    Coisa que poucos fazem, e que mto
    ajudam a nós alunos... e,
    que grande ajuda...
    Além de ser um ótimo incentivo...

    ResponderExcluir
  4. Parabens Professor, pelo excelente profissional que é!

    ResponderExcluir

Comente à vontade, concordando ou discordando, mas com um único critério: use o bom senso! O blog é moderado.