sábado, 5 de setembro de 2009

Lei de Faraday

A geração de eletricidade em larga escala é uma necessidade do mundo moderno. E foi Faraday, um dos físicos que mais admiro, quem demonstrou a lei - ela leva seu nome - que nos permite gerar esta eletricidade tão demandada. E é uma lei tão simples! Para gerar eletricidade, basta variar o fluxo magnético "fi", grego, através de uma espira, ou um solenóide!

No vídeo abaixo, cujo narrador tem um sotaque muito engraçado, vemos uma demonstração. Ele introduz um solenóide ligado a um amperímetro, medidor de corrente, no campo magnético de dois ímãs permanentes. Veja que eletricidade é gerada enquanto o solenóide é movido. E não é quando ele pára, pois o fluxo magnético não varia.



Antecipando a postagem da Lei de Lenz, observe que quando ele sobe, o ponteiro do amperímetro se move para um lado, e para o lado contrário ao descer o solenóide. Por quê?

Outra alternativa é o próximo vídeo, feito por alunos. Embora meio fora de foco, ele mostra outros aspectos, além de ter um violão muito agradável. Note que é explorada a geração de eletricidade ao ligar e desligar um circuito e a indução eletromagnética por corrente alternada, antecipando o princípio do transformador. Veja alguns exercícios.



Finalmente, veja esta roda com ímãs, gerando eletricidade para acender os leds. Posteriormente, o motor é ligado. Não é água caindo numa usina hidrelétrica, mas já dá para se ter uma boa idéia!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente à vontade, concordando ou discordando, mas com um único critério: use o bom senso! O blog é moderado.