domingo, 13 de setembro de 2009

Lei de Boyle

Os gases são muito interessantes e peculiares. Suas aplicações tecnológicas também são importantíssimas! Citando duas... Os processos de refrigeração, inclusive as geladeiras e o motor a combustão, que queima combustível no estado gasoso. Ou seja, praticamente todos os veículos que circulam no mundo! E você costuma comprar líquido: gasolina, óleo diesel ou álcool!

Entre as várias leis que descrevem o comportamento dos ditos gases ideais, a chamada Equação de Clapeyron abarca algumas outras: PV = nRT. Ela acaba ficando famosa em sala: “puta velha não rejeita tarado”!

Um caso à parte é a Lei de Boyle – ou de Boyle-Mariotte, como queiram – que trata de um gás confinado à Temperatura constante. Partindo da primeira, chegamos a: P1V1=P2V2. Ou, o volume é inversamente proporcional à pressão! Acredito ser bastante intuitivo, até. Se esprememos um gás, aumentando-lhe a pressão, seu volume tende a diminuir e vice-versa.

Alguns exercícios sobre gases estão resolvidos e comentados aqui. E agora, vamos aos experimentos, o mais bacana! Sugiro este, que é um vídeo maior, porém mais metódico. Caso resolva abrir o link – que não pude incorporar ao blog – note que a seringa e o barômetro – medidor de pressão – se comportam como diz a lei: se a pressão dobra, o volume se reduz pela metade! Mas, veja que legal! No vídeo abaixo, um balão pouco soprado é colocado numa destas vasilhas de alimento onde se pode fazer vácuo. A medida que o ar em volta é bombeado, e a pressão em torno do balão diminui, seu volume aumenta!



Não se pode deixar de fazer uma analogia óbvia com o processo de respiração, descrito no vídeo seguinte.



Por fim, um que, tenho certeza, engana muita gente! Pense no que vai ocorrer antes de assistir ao filme. Só dura 6 segundos...



Um comentário:

Comente à vontade, concordando ou discordando, mas com um único critério: use o bom senso! O blog é moderado.