quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Experiência de Thomson

Dando uma aula hoje sobre a regra da mão, lembrei-me a experiência de Thomson. Responsável pela descoberta do elétron e pela primeira medida da razão entre sua carga e sua massa – aliás, bom exercício chegar a esta relação utilizando as “fórmulas” conhecidas – é outro que mereceu e ganhou o prêmio Nobel.

Ele utilizou um tubo de raios catódicos, que não deixa de ser muito semelhante a um tubo de imagem das tvs - modelos antigos, já que hoje temos de plasma, lcd e outras tecnologias. Um feixe destes tais raios catódicos – de elétrons, que foram descobertos, como disse – interagia com campos magnéticos e a medida de seu desvio permitiu chegar à relação carga/massa. Bem como testando com vários gases ele concluiu que se tratava de um dos componentes fundamentais da matéria: o elétron.

Até elaborou um modelo atômico, que costuma ser estudado tanto na Química quanto na Física. Este depois foi alterado pelo modelo de Rutherford.

Além do vídeo mostrando a experiência, abaixo, há vários links nesta postagem, bastando você clicar para abrir novos conhecimentos. Recomendo ao aluno, sabendo que se trata de elétrons, treinar o uso da regra da mão - linkei diferente do que ensino, para variar - adivinhando a polaridade do ímã e do campo magnético durante o filme. Por exemplo, mais para o final, o professor mostra o que o próprio Thomson fez, anulando o desvio do campo magnético aplicando outro campo, desta vez elétrico. Cujo sentido o bom aluno também pode adivinhar!



Há uma aula minha no SlideShare sobre a Força Magnética. E, como sempre, recomendo baixá-la direto do site. Aliás, ando recomendando ler o que está escrito lá, também...



3 comentários:

  1. O Senhor poderia me tirar uma dúvida?
    Por que o experimento de Thomson, por si só, não é suficientemente abrangente para obter o valor da massa do elétron?
    obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Na época, havia dois parâmetros desconhecidos: a carga e a massa do elétron:
    http://ifm.ufpel.edu.br/histfis/experim.htm

    ResponderExcluir
  3. qual foi a primeira noticia que se tem noticia sobre o surgimento do termo eletrecidade

    ResponderExcluir

Comente à vontade, concordando ou discordando, mas com um único critério: use o bom senso! O blog é moderado.