sexta-feira, 3 de julho de 2009

Prorrogada isenção para o ENEM 2009

Eis uma ótima notícia vinda do MEC-INEP. Afinal, o prazo anterior foi curtíssimo: apenas 5 dias úteis. Os alunos que precisam de isenção da taxa de inscrição são, justamente, os mais carentes, em geral oriundos da escola pública e que, por algum motivo, têm bolsa na Rede Privada. São milhares os casos assim. Toda escola particular em que trabalhei dá bolsas, algumas mais, outras menos.

Os alunos da Rede Pública não precisam pagar os R$35,00 de inscrição. Porém, para as expectativas de 5, 7 milhões de inscritos que alguns divulgaram, ainda estamos longe! E faltam só duas semanas: até dia 17 de Julho. Até agora mais de 2 milhões.

Veja os dados do Ensino Médio no Brasil, do sítio oficial, o MEC. Os dados de 2008 estão sendo atualizados ainda. Os abaixo são de 2007.

Total de matrículas no Ensino Médio: 8.369.369

Na 3ª Série: 2.211.298

Total de matrículas no Ensino Médio na rede Privada: 897.068

Percentual da Rede Privada no total: 10,72%

Eis um dos motivos pelos quais sou obrigado a concordar com as cotas socioraciais nas instituições federais! Quando olhávamos o percentual de aprovação em alguns cursos concorridos, como Medicina, víamos um percentual muito maior de alunos da Rede Privada, distorcendo completamente a proporção anterior! Seria como se as federais fossem uma reserva de mercado justamente para as classes socialmente privilegiadas! Ainda bem que isto está mudando, por uma questão de justiça social!

Quanto aos inscritos para o ENEM, não serão apenas os alunos que terminam o Ensino Médio neste ano! Há também os que concluíram ano passado, retrasado, há mais tempo e não tiveram oportunidade de cursar o Ensino Superior. Muita gente mesmo está nesta situação.

Voltando ao ENEM, como esperar que a maior parte dos que precisam fazê-lo, os estudantes da Rede Pública, fizessem inscrição - ou pedido de isenção, para os que precisem - em apenas poucos dias se, exatamente, correspondem à camada social com menos acesso à internet? Vejamos os dados seguintes...

Segundo o sítio Convergência Digital, baseado em pesquisa Ibope, o Brasil teria – projeção – 62,3 milhões de pessoas com acesso à internet de algum lugar: casa, trabalho, escola, lan-house, etc... Muito pouco: cerca de apenas um terço da população total do país!

Já para o IDG Now, nem um terço da população economicamente ativa acessou a internet em 2008! E estranhei ainda mais a manchete que está linkada! Ela diz “quase 29%” como se fosse bom! Eu diria lamentáveis apenas 29%...

Assim, não só eu, mas peço a todos que divulguem ao máximo, e como puderem, a isenção e a inscrição para o ENEM/2009! Coloquem links em seus blogs, divulguem em suas redes sociais – Orkut, Twitter, Facebook, ... -, falem a seus amigos, emprestem-lhes seus computadores, ...

Porque só assim, e com muito esforço, é que aqueles que mais precisam, e mais podem ser beneficiados com a oportunidade das mudanças do NOVO ENEM, de fato o serão!

Um comentário:

  1. meu amigo,
    concordo com suas ponderadas ponderações. há algumas universidades abrindo points prá inscrições, tipo UFJF, UFSJ, mas ainda é pouco pois nas escolas públicas pouco se informa aos interessados. e o perigo é uma idéia boa (que já existe há séculos em outras paragens civilizadas) acabe se elitizando, devido à forma de inscrição.
    abraços,
    sylvio

    ResponderExcluir

Comente à vontade, concordando ou discordando, mas com um único critério: use o bom senso! O blog é moderado.