quarta-feira, 8 de julho de 2009

Experiência de Oersted - o ELETROMAGNETISMO

No ano de 1822, o mesmo da Independência do Brasil, o professor dinamarquês H. C. Oersted fazia uma prática com circuitos elétricos quando descobriu, por acaso, um dos fatos mais importantes da Física. A ligação entre a Eletricidade e o Magnetismo, até então ramos separados da Ciência. Hoje, juntos na palavra Eletromagnetismo.

Tendo esquecido sobre a mesa uma bússola, ao ligar um circuito elétrico, ele percebeu que ela se desviava – da direção Norte-Sul, que ela aponta normalmente. Logo, ele concluiu que a corrente elétrica desviava a bússola, ou tinha relação com o Magnetismo. Veja o vídeo disponível no YouTube.



Hoje sabemos que a origem do Magnetismo está no movimento das cargas elétricas. Cargas em repouso criam campos elétricos. Cargas em movimento, como no caso da corrente, criam campos elétricos e campos magnéticos! Elétrons em repouso não sofrem a ação de ímãs. Já em movimento, podem ser desviados! Veja outro vídeo bacana, que mostra elétrons sendo desviados no tubo de imagem de uma televisão! Do MIT! Não faça isto na sua tv, viu! Ou poderá estragá-la! O vídeo abaixo também mostra o fato.



Engraçado é que após muitos anos me lembrei que, desde pequeno, eu conhecia uma ligação entre Eletricidade e Magnetismo. Mas, não sabia! Lembro-me bem de fuçar as coisas na casa da minha avó e encontrar, na gaveta da máquina de costura, alfinetes imantados. Ao pegar um, este puxava vários outros com ele! Porém, eles não são vendidos já imantados! A máquina funciona com um motor elétrico. As correntes que circulam próximas imantam os alfinetes ao longo do tempo!

Esta relação entre corrente e desvio da bússola pode ser utilizada para montagem de um galvanômetro, como sugerido na Seara da Ciência, outro excelente sítio de Física. Os galvanômetros são aparelhos elétricos, ainda hoje muito utilizados, para medir correntes e voltagens, por exemplo. Dê uma olhada no link e aprenda como funciona um.

7 comentários:

  1. olá, boa noite. gostei muito da experiencia com a bussola, em alguns dias estarei apresentando um seminario de fisica sobre campo magnetico e gostaria de apresentar essa experiencia, será que voce poderia me diser como posso explica-la pois eu entedi perfeitamente só que não sei como explica-la?
    obrigado, aguardo resposta!

    ResponderExcluir
  2. Bem, a explicação é simples... Ao ligar o circuito, a corrente elétrica cria um campo magnético. A bússola, que antes seguia o campo magnético da Terra (veja no próprio blog) passa a seguir o campo magnético resultante: criado pela corrente no fio + o da Terra. Portanto, muda de direção. Se quiser informações mais detalhadas, discutidas em exercícios, veja em http://www.fisicanovestibular.xpg.com.br/questoes/3_campo_mag.pdf . Bom seminário!

    ResponderExcluir
  3. gostei da experiencia da tv..como se explica issoo..?
    é qualquer tv ?
    em q canal eu deixo..
    e Írmã?
    como é..?

    ResponderExcluir
  4. O funcionamento da tv DE TUBO DE IMAGEM, modelo antigo ainda comum, pode ser entendido em: http://eletronicos.hsw.uol.com.br/televisao.htm ou também http://www.colorado.edu/physics/2000/cover.html .Basicamente, o ímã (qualquer) desvia os elétrons que iriam formar a imagem perfeita. O vestibular já cobrou exercícios sobre a tv: encontre em http://www.fisicanovestibular.xpg.com.br/apostilas/ufmg_1a_97_a_09.pdf , questão 6 de campo magnético, da UFMG/2005.
    Atenciosamente,
    Rodrigo.

    ResponderExcluir
  5. UAU...muito bom esse seu blog! Ja tinha estado em vários sites a procura de experiências sobre este tema e neste é que entendi mesmo...
    Adorei a da bússola :)

    Obrigada, vai me mesmo ajudar para o meu trabalhinho***

    ResponderExcluir
  6. gostei da experiencia, mas eesse fio que e usado na primeira experiência e fio de que?fio de cobre?

    ResponderExcluir
  7. Bem, o fio da 1a me parece um simples pedaço de arame. E não vejo a diferença que o condutor (aço, cobre, alumínio) possa fazer neste caso. A não ser na intensidade do campo criado pela corrente, que interage com o da Terra e desvia a bússola. Assim, embora respondida, gostaria que explicasse melhor a razão da pergunta.

    ResponderExcluir

Comente à vontade, concordando ou discordando, mas com um único critério: use o bom senso! O blog é moderado.