quinta-feira, 18 de junho de 2009

RESSONÂNCIA

Veja abaixo o vídeo (4min25s) famoso da Ponte de Tacoma, nos EUA. O vídeo veio do YouTube, está linkado no meu site e foi colorizado: original P&B. O que houve com ela não foi mole, não!






Embora não definam assim nem o Aurélio nem o
Houaiss, considero a ressonância uma concordância, uma afinidade. Este fenômeno está presente em várias aplicações tecnológicas, do cotidiano ou não: forno de microondas, exames diagnósticos, aceleração de partículas subatômicas, música, enfim... A ressonância é bastante comum, e interessante.

Uma série de fenômenos, ondulatórios inclusive, claro, são oscilações. Comparando, são como um pêndulo: vai e volta, vai e volta. O número de oscilações realizadas num intervalo de tempo chama-se freqüência. No desenho abaixo, a freqüência – usualmente em Hertz, Hz – é vista pelo número de morrinhos.




Quando uma outra oscilação ou onda é enviada de encontro à primeira, duas situações distintas podem ocorrer. Depende da combinação entre
as duas: a original e a nova onda. Observe...



A figura mostra que não há uma concordância entre as ondas verde, vermelha e azul. Não ocorre a ressonância. Mas, se duas ondas combinam, como na nova figura, aí a ressonância ocorrerá.



O efeito da ressonância é um aumento da amplit
ude de vibração. E a amplitude se relaciona à energia. Na verdade, a ressonância é uma absorção de energia.



No caso da ponte, do vídeo inicial, a energia foi utilizada para destruição. Mas, também, é muita coincidência as rajadas de vento entrarem em ressonância com os cabos de aço de sustentação da ponte! Porém energia pode ser controlada. Assista abaixo outros exemplos (curtinhos), do YouTube, de ressonância, neste caso, sonora. Já ouvi dizer que, de fato, cantores quebraram taças com a voz! Tente explicar por que isto é tão difícil!





Para finalizar, uma interessante e importante aplicação da ressonância é o acelerador cíclotron. Sugiro assistir às animações, em JAVA, disponíveis no exc elente site da UEM, o PET. Quebre a cabeça acertando o passo do ciclotron e a ressonância num sistema massa-mola. O governo financiou a compra de um para BH, e com ele serão produzidos radiofármacos. Para importantes exames diagnósticos, de câncer, por exemplo. Também fica para você explicar o funcionamento do cíclotron, baseado nas propriedades eletromagnéticas, e onde está a ressonância, neste caso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente à vontade, concordando ou discordando, mas com um único critério: use o bom senso! O blog é moderado.